Educar para doar tem como tema a clamídia

17 de janeiro de 2013 - 17:43

 

 

Quinta-feira, é dia da série Educar para Doar, que hoje, dia 17 de janeiro, tem como tema: Clamídia. A série, que está em seu 40º tópico, tem como principal objetivo esclarecer aos doadores de sangue os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde através da Portaria publicada em 13 de junho de 2011. As reportagens são sugeridas por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
 
Clamídia, considerada uma doença sexualmente transmissível, é causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, que pode infectar tanto homens como mulheres. A infecção atinge especialmente a uretra e os órgãos genitais. O período de incubação é de aproximadamente 15 dias, fase em que o contágio é possível.

 

A infecção pode ser assintomática. Quando os sintomas aparecem, são semelhantes em ambos os sexos: dor ou ardor ao urinar, dor durante a relação sexual, aumento do número de micções e presença de secreção fluida. As mulheres podem ainda apresentar perda de sangue nos intervalos do período menstrual e dor no baixo ventre.

 

O tratamento consiste em uso antibióticos específicos e o(a) parceiro(a) deve também ser tratado(a) para evitar a reinfecção. É recomendável suspender as relações sexuais nesse período. A única forma de prevenir a transmissão da bactéria é o sexo seguro com o uso de preservativos.

 

 
Doação de sangue
 
Os candidatos a doação de sangue que tiveram a doença só podem doar após 12 (doze) meses do tratamento e cura da infecção. Na próxima quinta-feira, dia 24 de janeiro, a série terá como tema: laparoscopia.

 

Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.

 

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.
 
– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce