Hemoce realiza coleta de sangue na Praça Luíza Távora

8 de janeiro de 2013 - 14:02

 

Não dê férias a solidariedade, doe sangue

 

Em campanha de férias, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), intensificou as coletas itinerantes em pontos da capital com maior movimento. A iniciativa visa aumentar o número de doadores no mês de janeiro, época de férias, em que é comum a queda das doações de sangue. Por ser um momento crítico, o Hemoce conta com o apoio da população para garantir o estoque de sangue.

 

Na próxima sexta-feira, a equipe do Hemoce realiza coleta de sangue na Praça Luíza Távora, das 16h às 20h. Durante a ação, os interessados em doar poderão conferir apresentações de dança da ONG Manalu Movimento Dançar é Arte.  

 

Sua doação é importante!

 

É que este período já é tradicionalmente preocupante nos hemocentros de todo o país. Isso porque há uma maior demanda de sangue por conta das festas e viagens de férias. Geralmente, a necessidade de transfusões cresce nos hospitais devido ao aumento do número de acidentes com o grande movimento de carros nas estradas, geram eventuais vítimas. 
 
Vale lembrar, que a Hemorrede do Estado –  composta por unidades Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – desde o início de outubro do ano passado atende 100% (cem por cento) da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. Atualmente, o Hemoce assiste  167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.

 

 

Quem pode doar sangue:
 
– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.
 
Recomendações:
 
– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas
 
– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
 
Assessora de Imprensa – Hemoce
 
3101.2308 / 9663.2344 / 8768.0618