Em campanha de férias, Hemoce intensifica coletas itinerantes

3 de janeiro de 2013 - 17:20

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), com o apoio do Shopping Benfica, lançou no início da tarde de hoje, dia 3 de janeiro, quinta-feira, a sua campanha de férias, intitulada “Não dê férias a solidariedade, doe sangue”. Durante a manhã, os presentes no shopping puderam assistir a apresentação da associação Centro Cultural Capoeira Água de Beber, coordenada pelo capoeirista Robério Batista de Queiroz, conhecido como Rato, que destacou a importância da doação de sangue. “Para nós, é um imenso prazer participar de um ação tão importante e faz a diferença para tantas pessoas”, disse.

 

No mês de janeiro, época de férias e mês que antecede um dos períodos em que há maior movimento nas estradas, o carnaval, e durante esse período é comum a queda no número de doações. E é importante salientar que é durante essa época que o Hemoce procura regularizar o estoque para atender a demanda. Por ser um momento crítico, redobramos esforços e contamos com o apoio da população para garantir o estoque de sangue.

 

Para facilitar o acesso da população a doação de sangue, o Hemoce intensificou as coletas itinerantes em pontos da cidade com maior movimento. Acompanhe abaixo os locais para doação de sangue entre os dias 4 e 11 de janeiro:

 

 

Data Horário Local
04.01.13, sexta-feira 14h às 20h Shopping Benfica (2º piso, em frente a loja Parente)
07, 08, 09 e 10 de janeiro (segunda, terça, quarta e quinta-feira) 8h às 16h Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto, s/n)
11.01.13, sexta-feira 16h às 20h Praça Luiza Távora (Av. Santos Dumont, s/n)

 

 

Sua doação é importante!
 
A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.
 
Vale lembrar, que a Hemorrede do Estado – composta por unidades Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – desde o início de outubro deste ano atende 100% (cem por cento) da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. Atualmente, o Hemoce assiste a 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.
 
 
Quem pode doar sangue:
 
– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.
 
Recomendações:
 
– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas
 
– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
 
Assessora de Imprensa – Hemoce
 
3101.2308 / 9663.2344 / 8768.0618