Hemoce lança campanha de férias

2 de janeiro de 2013 - 15:03

 

É tempo de doar!

 

No mês de janeiro, época de férias e mês que antecede um dos períodos em que há maior movimento nas estradas, que é o carnaval e durante esse período é comum a queda no número de doações. E é importante salientar que é durante essa época que o Hemoce procura regularizar o estoque para atender a demanda. Por ser um momento crítico, redobramos esforços e contamos com o apoio da população para garantir o estoque de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), com o apoio do Shopping Benfica, lança no próximo dia 3 de janeiro, quinta-feira, a sua campanha de férias, intitulada “Não dê férias a solidariedade, doe sangue”, que acontecerá  na praça de alimentação do shopping, a partir das 12h.
 
 
A programação terá a participação do Coral do Hemocentro Coordenador, o Hemocanto e a apresentação da associação Centro Cultural Capoeira Água de Beber, coordenada pelo capoeirista Robério Batista de Queiroz, conhecido como Rato. Além de apreciar as atrações, os interessados em doar poderão exercer sua solidariedade nos dias 3 e 4 de janeiro no shopping, de 10 às 17h e de 14h às 20h, respectivamente.
 
Sua doação é importante!
 
A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.
 
Vale lembrar, que a Hemorrede do Estado – composta por unidades Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – desde o início de outubro deste ano atende 100% (cem por cento) da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. Atualmente, o Hemoce assiste a 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.
 
 
Quem pode doar sangue:
 
– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.
 
Recomendações:
 
– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas
 
– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
 
Assessora de Imprensa – Hemoce
 
3101.2308 / 9663.2344 / 8768.0618