Educar para Doar aborda doação de sangue de jovens menores de idade

27 de dezembro de 2012 - 17:13

 

 

Dando continuidade à série Educar para Doar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 27 de dezembro, o tema: doação de jovens menores de idade, com 16 e 17 anos. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
 
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), iniciou o atendimento aos jovens doadores em junho de 2011, logo após a publicação da Portaria nº 1.353, do Ministério da Saúde, lançada no mesmo período. Ficou estabelecido que o doador de sangue deve ter idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação.
 
Para isto, o hemocentro criou um Termo de Consentimento, em que o responsável legal está ciente de que os testes de triagem laboratorial do doador somente poderão ser entregues ao próprio doador, não sendo permitida a entrega a terceiros nem aos seus responsáveis legais. A medida se faz necessária para que as informações acerca do doador sejam mantidas em sigilo. O termo de consentimento está disponível no site do Hemoce e na recepção do doador de toda hemorrede.
 
No referido termo, são pedidas informações, como: nome completo do responsável legal, número e tipo do documento oficial do mesmo(carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira profissional emitida por classe), nome completo do candidato à doação, número e tipo do documento, data de nascimento, filiação e a assinatura (conforme o documento apresentado) tanto do responsável legal como do candidato menor à doação.

 

 
Doação de sangue

 

 
Caso o candidato à doação tenha entre 16 e 17 anos de idade, o mesmo deve entregar o Termo de Consentimento do Responsável Legal para candidatos à doação de sangue entre 16 e 17 anos devidamente preenchido e assinado tanto pelo candidato como pelo seu responsável legal e apresentar um documento oficial com foto.
 
O responsável legal é o pai ou a mãe. Caso o responsável legal seja outra pessoa diferente dos pais (avós, tios, irmãos, etc), a cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional) é necessária.
 
Quando o candidato à doação vier acompanhado com o responsável legal, este deve apresentar o documento original para que seja comprovada a filiação.Quando o candidato à doação não vier acompanhado com o responsável legal, deverá trazer uma cópia do documento do responsável legal anexada ao termo de consentimento.

 

Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.

 

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.
 
– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa – Hemoce