Confraternização de natal dos pacientes do Hemocentro Coordenador

20 de dezembro de 2012 - 15:01

Celebração da vida!

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) celebrará na próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro, o Natal dos 150 pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias acompanhados pelo hemocentro coordenador. O evento será no auditório do Hemoce e terá início às 8h.

Durante o evento, os participantes contarão com a presença do Papai Noel que distribuirá presentes as crianças, que poderão ainda dar boas risadas com o grupo de animadores Risonhos.

Hemorrede

Atualmente, a assistência aos portadores de coagulopatias hereditárias no estado, é realizada pelo Hemocentro Coordenador, com sede em Fortaleza e nos Hemocentros Regionais de Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e no Hemonúcleo em Juazeiro do Norte.

Em todas as unidades há uma equipe multidisciplinar composta por médicos, profissionais da área de enfermagem, serviço social, odontologia, psicologia e farmácia. Os laboratórios para diagnóstico preciso das doenças hemorrágicas e trombóticas são coordenados por profissionais especializados.

O paciente é atendido no próprio hemocentro, por consulta ambulatorial previamente agendada ou durante intercorrências hemorrágicas. Em situações emergenciais, a hemorrede conta com o apoio da hospitalar estadual e municipal.

Os hemocentos do Ceará, assim como todos os hemocentros do país, seguem orientações sugeridas pelos protocolos elaborados pela Coordenação da Política de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

O que é Hemofilia?

Hemofilia é uma doença genética que ocasiona sagramentos. As pessoas com hemofilia não sangram mais rápido que o normal, mas sim por mais tempo. O sangue da pessoa com hemofilia não contém os fatores VIII ou IX da coagulação em quantidade suficiente para interromper o sangramento. Esses fatores são proteínas do sangue que, junto com outros elementos controlam os sangramentos.

O tipo mais comum de hemofilia é a Hemofilia A. Isso significa que a pessoa não tem o Fator VIII(8) da coagulação em quantidade suficiente. O tipo menos comum é chamado de Hemofilia B, que significa que o indivíduo não tem o Fator IX(9) em quantidade suficiente. O resultado é o mesmo para hemofilia A e B, ou seja, sangramento por mais tempo que o normal.

A hemofilia é geralmente hereditária, significando que é transmitida geneticamente. Os genes carregam mensagens sobre como as células do corpo se desenvolverão, como um bebê crescerá até a idade adulta. Eles determinam a cor dos cabelos e dos olhos das pessoas, por exemplo.

Os principais sintomas da doença são: sangramento nos músculos e articulações, especialmente joelho, tornozelo e cotovelo; grandes hematomas; sangramentos espontâneos (sangramentos internos sem razão aparente) e sangramento por um longo tempo após um ferimento, remoção dentária ou cirurgia e após um acidente.

Assessora de Imprensa – Hemoce

Twitter: @Hemoce