Hemoce e Manulu: solidariedade e dança a favor da doação de sangue

18 de dezembro de 2012 - 14:18

 

Neste final de ano, doe o que você tem de melhor: a vida.

 

Os doadores presentes na sede do Hemoce na manhã de hoje, dia 18 de dezembro, puderam assistir a apresentações de dança, da ONG Manalu Dançar é Arte, que tem como missão cuidar das pessoas por meio de ações de promoção da saúde, utilizando a dança como principal recurso, além de estimular as capacidades humanas e promover o desenvolvimento cultural do indivíduo, família e comunidade. Ao apresentar os dançarinos, a conselheira da entidade, Lúcia Caminha, falou sobre a importância do trabalho realizado pelo Hemoce. “Durante o final do ano, quando a solidariedade é tão esperada de todos, nós do grupo Manalu, nos colocamos a disposição do Hemoce e esperamos poder ajudar nessa luta pela vida”, disse.

 

A iniciativa faz parte da campanha de Natal da Hemorrede, intitulada Neste natal, doe sangue! Esse é o melhor presente. Durante este período que antecede o final de ano, é importante que o estoque dos bancos de sangue do Estado estejam adequados para atender a demanda. O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza, por exemplo, para realizar um atendimento de qualidade aos hospitais ncessita de  250 doações diárias. E nas últimas semanas, esse número caiu em 30 por cento.

 

 

Vale lembrar, que a Hemorrede do Estado –  composta por unidades Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – desde o início de outubro deste ano atende 100% (cem por cento) da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS.  Atualmente, o Hemoce assiste  167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.

 

 
Quem pode doar sangue:

 

 
– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.

 

 
Locais de doação:
 
 
Em Fortaleza:
 
– Hemoce – Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo. Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda a sexta-feira e de 8h às 16h, nos sábados.
 
– Posto de Coleta no IJF – Rua: Barão do Rio Branco, 1816 – Centro. Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira e de 13h às 17h30min, nos sábados, domingos e feriados.
 
No interior:
 
– Hemocentro do Crato: Rua Coronel Antônio Luís, 1.111 – Bairro: Pimenta. Horário de Funcionamento: 7h às 17h30min, de segunda a sexta-feira 7h às 11h30min, aos sábados
.
– Hemonúcleo em Juazeiro do Norte: Rua Beata Maria de Araújo, 30 – Bairro: Romeirão. Horário de Funcionamento: 7h às 17h30min, de segunda a sexta-feira e de 12h às 17h30min, aos sábados.
 
– Hemocentro de Iguatu: Rua: Edilson de Melo Távora, s/n – Bairro: Vila Centenário. Horário de Funcionamento: 7h às 18h, de segunda a sexta-feira.
 
– Hemocentro de Quixadá: Av. Plácido Castelo, s/n – Bairro: Centro. Horário de Funcionamento:
7h às 17h30min, de segunda a sexta-feira e de 7h às 11h30min, aos sábados.
 
– Hemocentro de Sobral: Rua Jânio Quadros, s/n – Bairro Santa Casa. Horário de Funcionamento:
7h às 18h, de segunda a sexta-feira e de 7h às 12h, aos sábados.

 

 
– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa do Hemoce
3101.2308 / 9663.2344