Hemoce participa da Exponatal da comunidade Shalom

13 de dezembro de 2012 - 18:23

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce) fechou mais um evento com a comunidade Shalom. Entre os dias 14 e 15 dezembro, de sexta-feira e sábado, a equipe do Hemocentro Coordenador participará da 16ª edição da Exponatal -evento que reúne aproximadamente 10 mil pessoas – realizando cadastro de medula óssea, de 17h às 20h30min.

 

A participação do Hemoce faz parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece entre os dias 14 e 21 de dezembro. A iniciativa visa desenvolver atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores, e assim, aumentar as chances de encontrar doadores compatíveis para tantos pacientes que esperam pelo transplante.

 

Atualmente, a Hemorrede Estadual – composta por unidade em Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – possui mais de 114 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), conseguindo atingir uma média de mil cadastros mensais e de um doador compatível por mês no Ceará. 

 

É importante ressaltar que, quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores são as chances de encontrar um doador compatível. A compatibilidade entre o doador e o receptor é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais. Seu cadastro é importante, já que, as chances para se encontrar um doador na família, como irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 25%. Por isso seu cadastro é importante. Procure uma de nossas unidades e doe o que você tem de melhor: a vida!

 

 
Para se cadastrar:
 
–  Ter entre 18 e 55 anos;
– Não ter tido câncer;
– Não ter comportamento de risco para DST’s;
– Apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço.
 
No momento do registro, o doador precisa assinar um termo de consentimento, sendo então coletada uma amostra de 10ml de sangue. 

 

– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa do Hemoce
3101.2308 /  8768.0618