Câncer é tema da série Educar para Doar

13 de dezembro de 2012 - 12:46

 

 

Dando continuidade à série Educar para Doar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 13 de dezembro, o tema:câncer. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.

 

O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Essas células são muito agressivas e quando se dividem descontroladamente fazem surgir os tumores, acúmulo de células cancerosas. Há também o tumor benigno, que são células que se multiplicam devagar e são parecidas com o seu tecido original e raramente traz algum risco a vida da pessoa.

 

As causas de câncer são diferentes e podem ser externas ou internas, mas ambas estão relacionadas. As causas externas estão ligadas ao meio ambiente, hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. Já as causas internas, são na maioria das vezes pré-determinadas geneticamente e estão relacionadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores podem aumentar as possibilidades de transformações malignas nas células normais.

 
Doação de sangue
 
Segundo a Portaria 1.353 do Ministério da Saúde, o candidato a doação de sangue que teve a doença, é inapto definitivo para a doação de sangue. Na próxima quinta-feira, dia 20, a série terá como tema: candidatos à doação de menores entre 16 e 17 anos de idade.

 

Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.

 

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.
 
Fonte: Inca

– – –

 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa do Hemoce