Educar para Doar: atividades após a doação de sangue

6 de dezembro de 2012 - 20:27

 

 

 
Dando continuidade à série Educar para Doar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 6 de dezembro, o tema: atividades perigosas após a doação de sangue. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
 
A doação de sangue não traz dano algum a saúde do doador, mas é importante que o doador tenha alguns cuidados após a realização do procedimento. Na doação de sangue, coleta-se 460ml de sangue, o que equivale a menos de 10% do volume em circulação no corpo. Após o término da doação, o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade de sangue retirada e, em 24 horas, o volume é reposto. Entre 3 a 4 semanas o organismo recupera as células do sangue doadas. É fundamental a ingestão de líquidos antes e após a doação de sangue para diminuir as chances de reações adversas.
 
Doação de sangue
 
A doação de sangue não ocasiona prejuízos ao doador, mas alguns cuidados devem ser tomados após a doação:
 
– Desportistas, devido a diminuição do volume sanguíneo, devem aguardar 24 horas para voltar a praticar em ritmo de competição os seguintes esportes: ciclismo, natação, alpinismo, esportes automobilísticos, moto de competição, judô, boxe, futebol, basquete, vôlei, corrida e similares.

 

– Operadores de máquinas de indústria ou construção civil, condutores de veículos (ônibus, caminhões e trens) devem interromper suas atividades por 12 horas depois da coleta, pois a possibilidade de reações pós-doação aumenta o risco de acidentes graves.

 

– Mergulhadores, pilotos (avião ou helicóptero), paraquedistas, bombeiros e profissionais que atuam em andaimes devem interromper suas atividades por 12 horas depois da coleta, pois a doação de sangue dificulta temporariamente a adaptação do organismo às alterações ambientais, podendo ocorrer tonturas, perda de consciência e etc..

 

 
Na próxima edição da série, quinta-feira, dia 13 de dezembro, o Hemoce terá como tema: câncer. Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.
 
Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce