Hemoce promove manhã de homenagens aos doadores

27 de novembro de 2012 - 15:11

                                                                                                                                                                                      Parabéns, salvadores de vida!

 
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizou na manhã de hoje, dia 27 de novembro, em seu auditório uma solenidade em homenagem aos doadores, colaboradores, escolas, empresas e grupos sociais que durante todo ano auxiliam o hemocentro. A programação faz parte da V Semana Nacional do Doador de Sangue que segue até o dia 1º de dezembro.

 

As comemorações tiveram início às 9h, com a apresentação do músico Rodrigo Cardoso. Logo em seguida deu-se início as homenagens aos doadores, escolas cidadãs, empresas cidadãs e a entrega do bóton Doador 5 estrelas, que tem por objetivo reconhecer e fidelizar os doadores que tem mais de vinte doações de sangue. Este ano, a escolhida para representar a classe foi a doadora Maria do Socorro Lima, que realizou a sua primeira doação no ano de 1999 e a última em setembro deste ano. A doadora só poderá realizar sua póxima doação depois de seis meses, pois tem 61 anos e já totaliza 26 doações. que possui vinte e seis doações. Atualmente, a hemorrede conta com mais de dois mil doadores fidelizados e reconhecidos como doador cinco estrelas.

 

Uma premiação marcou a solenidade. No último dia 8, a equipe do setor de Emissão de Correspondência, responsável pelo envio do comprovante de doação aos doadores anunciou um marco para a história do Hemoce. Pela primeira vez, seria emitido um comprovante de doação para um doador com 100 doações. Pedro Vieira Filho, recebeu das mãos do Secretário da Saúde, Arruda Bastos a medalha em agradecimento por toda a sua trajetória em prol da vida. Para o secretário, o doador é um exemplo a ser seguido. “O Hemoce precisa de mais doadores como o Pedro, um exemplo a ser seguido”, afirmou. A programação foi encerrada com a apresentação do coral do Hemoce, o Hemocanto.

 
Conheça os homenageados deste ano:
 
Categoria Medalhas, a homenagem nessa categoria é em reconhecimento à importância dos doadores e agradecimento pelo seu compromisso com a causa de salvar vidas. Este ano, a condecoração foi entregue pela equipe de enfermagem do setor de coleta do Hemoce. Entre eles estão:
 
 
1. (Categoria menor de idade). O doador Kevin Willian Linhares de Araújo, que doou pela primeira vez em 20 de junho do ano passado, com 17 anos de idade e já contabiliza 6 doações de sangue e já é um doador duas estrelas. A condecoração foi entregue pela técnica de enfermagem Maria Jeane Teixeira Lima.
 
2. (Categoria doador de plaquetas por aférese). O contemplado foi o doador Antônio Randal Nogueira Farias, um doador cinco estrelas, que já realizou 33 doações, destas, 14 foram de plaquetas. A medalha foi entregue pela técnica de enfermagem Luzia Maria Gomes Maciel.
 
3. (Categoria doador do Posto de Coleta do IJF). O contemplado foi Marcelo da Silveira, doador cinco estrelas, com 31 doações, e destas, vinte e quatro foram no Posto de Coleta do IJF. Sua primeira doação foi realizada em abril de 2003 e a última em novembro deste ano. A medalha foi entregue pela técnica de enfermagem, Maria Leonice da Silva Maciel.
 
4. (Categoria doador RH negativo). O homenageado foi o doador Gustavo Correira Lima Neto, doador cinco estrelas, com 36 doações. Gustavo sempre comemora seu aniversário no Hemoce e sempre realiza três doações por ano. A condecoração foi entregue pela enfermeira Fernanda Brito de Castro e pela técnica em enfermagem Maria Jeane Teixeira Lima.
 
5. (Categoria doador de repetição). O homenageado foi Jorge dos Santos Spiller, com trinta e cinco doações. Sua primeira doação foi no ano 2000 e desde então realiza de três a quatro doações por ano. Sua última doação foi no dia 30 de setembro, durante o Domingo Solidário. A medalha foi entregue pela técnica de laboratório, Francisca Maria Gomes Rodrigues e pelas técnicas de enfermagem Maria Leonice da Silva Maciel e Luzia Maria Gomes.
 
 
Na categoria Troféu Amigos do Hemoce, condecoração que já existe a catorze anos, foram agraciadas instituições que durante o ano em vigência participaram juntamente com o Hemocentro na luta por novos doadores. Entre elas estão:
 
1. (Shalom) Representado pelo Pe. Antônio Furtado Sobrinho, diretor da Rádio Shalom, que tem prestado serviços de divulgação e esclarecimento junto aos fieis e ouvintes acerca do exercício de cidadania através da doação de sangue. Além do trabalho intensivo em grandes eventos religiosos e mídias sociais.
 
2. (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab) Representado pelo professor Washigton Barros. A universidade sempre abre espaço para as campanhas de doação de sangue. A ação acontece em parceria com a Secretaria da Saúde de Redenção.
 
3. (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor) Representada pelo chefe da divisão de operações, Raimundo Rodrigues Teixeira Neto. A instituição sempre divulga as campanhas do Hemoce, nas situações críticas do estoque de sangue, disponibilizando os canais de comunicação.
 
4. (Autarquia Municipal de Trânsito – AMC) Representada por Agamenon Pergentino, gerente de fiscalização. A instituição assumiu o compromisso com o Hemoce para a promoção das coletas externas em Fortaleza, facilitando o acesso da população à doação de sangue e contribuindo com a divulgação das campanhas.

 

5. (Grupo Feminino do Jereissati I – Maracanaú) Representado pela coordenadora Elizabeth Lima de Sousa. O grupo incentiva a doação de sangue através de palestras, além de promover divulgação em locais públicos e através de seus perfis nas redes sociais.

 

6. (Dupla de Forró Ítalo e Renno) Representados pela assessora de comunicação, Maria Iara Almeida de Oliveira. Parceiros do Hemoce desde 2011, quando assinou uma campanha publicitária em prol da doação de sangue. Hoje, como amigos do Hemoce, recebem condecoração como forma de gratidão.

 

7. (TV Diário) Representada pela pela reporter Branca Sobreira. A imprensa tem um papel fundamental de informação a toda população cearense e ajuda o Hemoce sempre que possível. A emissora sempre concede espaço em sua programação para as campanhas do hemocentro.

 

8. (Prosa Ideias Interativas) Representada por Felipe Lucena. Voluntariamente a agência de publicidade promoveu durante este ano, uma forte campanha nas redes sociais. Com toda eficiência conseguiu que o assunto doação de sangue fosse o mais comentado em todo o país, durante duas horas nas redes sociais.

 

Os representantes da empresa Expofest Kids não puderam estar presentes. A parceria, firmada em agosto deste ano, já realizou uma forte campanha em favor da doação de sangue, além de doar para o ambulatório de coagulopatias a brinquedoteca para os pacientes, além do vídeo institucional do Hemoce.

 
Na categoria Selo Escola Cidadã, foram premiadas as escolas que cedem espaço para a divulgação da doação entre seus alunos, assim como promovem gincanas para captar doadores. São elas:
 
 
1. (Colégio Canarinho Sapiens) Representado pelo professor Rodrigo Pires. A instituição de ensino realiza coletas desde 2007, sempre com a participação dos pais e professores. Desde o início da parceria, o colégio cede espaço para que a equipe do Hemoce realize palestras sobre a doação de sangue. Os anos de parceria totalizam 286 candidatos e 180 doações.
 
2. (Escola de Ensino Fundamental e Médio de Aquiraz) Representado pelo diretor Josenilton Alves Rodrigues. Iniciou a parceria em julho deste ano. Na ocasião a escola foi convidada a participar do Projeto Escola Cidadã por mobilizar seus alunos de 16 e 17 anos a doar sangue. Durante a campanha foram 76 candidatos e 52 doações, destas 39 eram doadores menores de idade.
 
3. (Escola de Ensino Fundamental e Médio Beni Carvalho de Aracati) Representada pelo diretor Francisco Hélio Rodrigues e pela professora Maria Gorete Rodrigues. A instituição realiza coletas desde 2011 e são realizadas no município de Aracati. Somente este ano, foram realizadas quatro campanhas, que totalizaram 455 candidatos e 329 doações de sangue.
 
 
Duas instituições não puderam estar presentes. Educandário Monteiro Lobato, situada no município de Eusébio. A instituição firmou parceria em setembro deste ano e ano e em sua campanha alcançou 62 candidatos e 42 doações de sangue. Colégio Novo Tempo, parceiro do Hemoce desde 2004. Suas campanhas são realizadas através da gincana cultural do colégio. Todas as campanhas ultrapassam 100 candidatos e desde o início da parceria já foram 991 candidatos e 705 doações de sangue.
 
 
Na categoria Selo Empresa Cidadã, condecoração entregue as empresas que se comprometem a realizar duas campanhas internas entre os funcionários, estimulando a doação voluntária de sangue e cadastro de medula óssea. O Hemoce atualmente possui trinta e oito instituições conveniadas. Entre as homenageadas estão:
 
1. Ponto Shopping de Maracanaú. A parceria iniciou em janeiro deste ano e já contabiliza quatro campanhas, resultando em 329 candidatos, 213 doações de sangue e 20 cadastros de medula óssea. A população do município sempre solicita o retorno da equipe do Hemoce.
 
2. Shopping Aldeota. A parceria iniciada em 2009, já contabiliza treze coletas, totalizando 802 candidatos, 511 doações e 141 cadastros de medula óssea.
 
3. Shopping Center Um. Parceiro desde 2005, assumiu este ano o compromisso este ano de Empresa Cidadã e vem realizando campanhas frequentes desde 2010. Totalizando em 299 candidatos e 219 doações. O diferencial da coleta é que há apoio de empresas do mesmo bairro.
 
4. Mercadinho Santa Rita. A parceria teve início este ano e durante a campanha foram 91 candidatos e 54 doações.
 
 

Ver galeria de fotos

 
 
 
– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
 
Assessora de Imprensa / Hemoce
 
3101.2308 / 9663.2344