Inscrições para Residência Médica vão até 4 de dezembro

23 de novembro de 2012 - 17:03

A Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará (SURCE) está com inscrições abertas até o dia 4 de dezembro. Foram iniciadas no último dia 20 de novembro. São ofertadas 506 vagas, número superior as 448 vagas oferecidas na primeira SURCE, em janeiro deste ano. Das 506 vagas, 345 vagas de acesso direto a 16 especialidades e 161 para programas com pré-requisito de 50 especialidades. As inscrições serão feitas exclusivamente no portal da SURCE (www.resmedceara.ufc.br), com o preenchimento e envio on-line do formulário de inscrição, em que o candidato deve informar para qual especialidade vai concorrer e a modalidade – acesso direto ou pré-requisito –, se é participante do PROVAB e se é portador de deficiência. A taxa de inscrição é de R$ 550,00. Deverá ser paga até o dia 5 de dezembro. No período de 7 a 13 de novembro estarão abertas na página da SURCE 2013 as inscrições para solicitação de isenção da taxa para candidatos que comprovem carência socioeconômica.

Em duas etapas, o processo seletivo constará de Análise de Currículo e Avaliação Teórica. Para a Análise de Currículo, o candidato deverá entregar ou enviar pelos Correios, do dia 20 de novembro ao dia 7 de dezembro, o formulário padronizado preenchido, para Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC, Coordenação da Residência Médica – Coreme/GGS/SURCE, Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 – Bairro Rodolfo Teófilo, CEP. 60.430-372. A prova da Avaliação Teórica será aplicada no dia 20 de janeiro de 2013 e terá 125 questões para os programas com acesso direto e 50 questões para os programas com pré-requisito. Os  gabaritos oficiais das provas de Análise Teórica e os pontos obtidos na Análise do Currículo serão divulgados no Portal da SURCE, no dia 30 de janeiro de 2013. No dia 7 de fevereiro será feita a divulgação do resultado final da SURCE, por especialidade.

A escolha da instituição onde o candidato pretende cursar a Residência Médica será presencial.  A chamada respeitará a ordem de classificação final obtida pelos candidatos no primeiro, segundo ou terceiro período de opção. Somente no quarto período, será permitido ao candidato mudar sua opção inicial pela Especialidade e escolher uma das vagas remanescentes disponibilizadas. A chamada para o primeiro período de opção acontecerá de 18 a 21 de fevereiro, a segunda de 26 a 28 de fevereiro, a terceira nos dias 14 e 15 de março e, a quarta, nos dias 27 e 28. Após o participante receber a autorização, deverá dirigir-se à secretaria da instituição escolhida, na data indicada, para efetuar a matrícula. Por determinação da Comissão Nacional de Residência Médica, todos os Programas de Residência Médica no Brasil têm seu início previsto para o dia 1º de março.

Integração

A SURCE será realizada pela segunda vez em 2013 e integra a gestão estadual da saúde, gestões municipais, faculdades públicas e hospitais no mesmo interesse de qualificar e especializar mais médicos em diferentes áreas. O processo é resultado de uma articulação que começou em 2007 pela Secretaria da Saúde do Estado e terminou viabilizando a seleção unificada através de um convênio entre a Sesa e mais de uma dezena de instituições. São elas: Universidade Federal do Ceará (UFC), Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE), Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, Instituto Dr. José Frota (IJF), Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Secretaria de Saúde e Ação Social do Município de Sobral, Faculdade de Medicina de Barbalha, Faculdade de Medicina de Sobral/Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ), Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV).

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara