Educar para Doar tem como tema a sífilis

22 de novembro de 2012 - 03:00

 

Dando continuidade à série Educar para Doar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 22 de novembro, o tema: Sífilis. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
 
 
A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que pode ser transmitida por relações sexuais sem uso de preservativo, assim como por transfusão de sangue ou contato direto com sangue contaminado. Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz, mas a doença continua a se desenvolver. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir feridas em todo o corpo, inclusive nas palmas das mãos, sensação perda de apetite, náusea, cansaço, febre, anemia, inflamação renal, dor nas articulações e queda de cabelo.
 

 

Na fase inicial, o diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue. Quanto ao tratamento, recomenda-se procurar um profissional de saúde, pois só ele pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, dependendo de cada estágio. É importante seguir as orientações médicas para curar a doença.
 

 

 
Doação de sangue
 
 
Segundo a Portaria 1.353 do Ministério da Saúde, o candidato a doação de sangue que teve a doença, só poderá doar sangue, doze meses após a cura. Vale ressaltar que os portadores de patologias que evidenciam novas exposições às DST’s e, consequentemente, maior risco de reinfecção são considerados inaptos definitivos a doação de sangue.
 

Na próxima quinta-feira, dia 29, a série terá como tema: atividades perigosas após a doação.Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.

 
 
Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.
 
 
– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa – Hemoce