Educar para Doar aborda Hemofilia

14 de novembro de 2012 - 14:58

 

A série Educar para Doar, publicada toda quinta-feira, excepcionalmente será lançada nesta quarta-feira, dia 14, devido ao feriado da Proclamação da Independência. E tem como tema: Hemofilia e a doação de sangue. A série segue os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria publicada em 13 de junho de 2011. As reportagens são sugeridas por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.

 

A Hemofilia é um distúrbio que impede a coagulação do sangue, favorecendo hemorragias e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. As pessoas com hemofilia não sangram mais rápido que o normal, mas sim por mais tempo. O sangue da pessoa com a patologia não contém os fatores VIII ou IX da coagulação em quantidade suficiente para interromper o sangramento. Esses fatores são proteínas do sangue que, junto com outros elementos, controlam os sangramentos. 

 

 
O tipo mais comum de doença é a Hemofilia A em que há deficiência do Fator VIII da coagulação. Já a Hemofilia B, tipo menos comum, o indivíduo apresenta deficiência do Fator IX. A hemofilia é geralmente hereditária, significando que é transmitida através dos genes. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade. 

 

Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento. As articulações mais comprometidas costumam ser joelho, tornozelo e cotovelo. sangramento nos músculos e articulações, especialmente joelho, tornozelo e cotovelo. Podem ocorrer grandes hematomas, sangramentos espontâneos (sem razão aparente) e sangramento por um longo tempo após um ferimento, remoção dentária ou cirurgia e após um acidente.

 

 
Doação de sangue

 

O candidato à doação de sangue que apresenta a patologia é inapto definitivo à doação de sangue. Na próxima edição da série, quinta-feira, dia 22 de novembro,o Hemoce terá como tema: Sífilis. Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.

 

 
Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

 

– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa – Hemoce