Hemoce pede atenção a população para o estoque de sangue

9 de novembro de 2012 - 18:15

 

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) pede atenção à população para o estoque de sangue. Todos os tipos sanguíneos estão abaixo do ideal, mas pedimos atenção em especial aos doadores com os tipos sanguíneos A+ e O+ e O-. Para que o banco de sangue do Estado possa realizar um atendimento de qualidade são necessárias duzentas e cinquenta doações diárias e nos últimos dias o número de doações tem variado entre oitenta e cem doações por dia. Desde setembro o Hemoce não consegue estabilizar o estoque. E a situação se agrava devido aos feriados.

 

 
De acordo com a Portaria nº 1836/2012, publicada em 17 de julho, o Hemoce fica responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde o início do mês de outubro, o Hemorrede Estadual – composta por unidades Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – atende 100% (cem por cento) da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. Atualmente, o Hemoce assiste  167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais.
 
 
 
Doação de sangue
 
Os doadores interessados em exercer sua solidariedade, podem realizar sua doação na sede do Hemoce, situada à Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min e aos sábados de 8h às 16h e no Posto de Coleta no Instituto José Frota (IJF), localizado na Rua: Barão do Rio Branco, 1816, no Centro da cidade, que funciona de segunda a sexta-feira de 7h30min às 18h30min e aos sábados, domingos e feriados de 13h às 17h30min.

 

 
Quem pode doar sangue

 

– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.
 
Recomendações

 

– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas
 
 
– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa – Hemoce
3101.2308 / 9663.2344