Vovozetes em prol da doação

8 de novembro de 2012 - 19:29

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) recebeu na tarde de ontem, dia 7, a visita das Vovozetes, líderes de torcida do time de futebol Ceará Sporting Club. Na ocasião, as dez jovens animadoras realizaram o cadastro de medula óssea. A iniciativa surgiu após a descoberta de leucemia de uma jovem torcedora do time, Raissa Sampaio de apenas 14 anos. A cura para doença só é possível através do transplante de medula óssea.

A medula óssea é um líquido que fica armazenado dentro de alguns ossos do corpo e que tem como função produzir as células do sangue. O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. E consiste na substituição de uma medula óssea doente por células saudáveis. O transplante pode ser autólogo, quando a medula vem do próprio paciente ou alogênico, quando o doador é uma terceira pessoa, com código genético compatível ao paciente.

Doe

Quanto mais pessoas se cadastrarem maiores são as chances de se encontrar um doador compatível. Essa compatibilidade, entre o doador e o receptor, é definida por um conjunto de genes que devem ser iguais e as chances para se encontrar um doador na família, como irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 25%. Caso não seja encontrado entre familiares, começa a procura por um doador inscrito do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

No estado do Ceará, com o crescimento no número de cadastros, a média de compatibilidade é de aproximadamente uma pessoa por mês. Por isso seu cadastro é importante! Se você ainda não se cadastrou procure uma de nossas unidades. Para realizá-lo é necessário ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer, não apresentar comportamento de risco para DSTs e apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço. No momento da realização do registro, o doador deve assinar um termo de consentimento, sendo então coletada uma amostra de 10ml de sangue.

Vale ressaltar que os pacientes internados com aplasia medular, leucemia e outras patologias que necessitam de transplante, também precisam de doações de sangue. Por isso, torne-se também um doador de sangue. Para doar é simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto.

Onde doar:

Fortaleza

– Hemocentro coordenador: Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo – CEP: 60.431-086. Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira e das 8 às 16 horas, aos sábados.

– Posto de coleta do IJF: Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro. Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira, 13 horas às 17h30min, nos sábados, domingos e feriados

Interior

– Hemocentro Regional de Crato: Rua Coronel Antônio Luís, 1.111 – Bairro: Pimenta. Horário de Funcionamento: 7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira e de 7h às 11h30min, nos sábados

– Hemonúcleo de Juazeiro do Norte: Rua Beata Maria de Araújo, 30 – Bairro: Romeirão. Horário de Funcionamento: 7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira e de 12h às 17h30min, nos sábados

– Hemocentro Regional de Iguatu: Rua: Edilson de Melo Távora, s/n – Bairro: Vila Centenário. Horário de Funcionamento: 7h às 18h, de segunda à sexta-feira.

– Hemoce Regional de Quixadá: Av. Plácido Castelo, s/n – Bairro: Centro. Horário de Funcionamento:
7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira e de 7h às 11h30min, aos sábados.

Hemoce Regional de Sobral: Rua Jânio Quadros, s/n – Bairro Santa Casa. Horário de Funcionamento:
7h às 18h, de segunda à sexta-feira e de 7h às 12h, aos sábados.

Assessora de Imprensa – Hemoce