Perda de peso é tema da série Educar para Doar

8 de novembro de 2012 - 18:59

 

 

Dando continuidade à série Educar para Doar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 8 de novembro, o tema: perda de peso. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.

 

O emagrecimento na maioria vezes está associado a saúde, isso quando focado na reeducação alimentar e na prática de esportes e exercícios físicos. Porém, a perda de peso sem motivo aparente e rapidamente pode estar ligada a alguma doença. Em casos como este, a pessoa deve consultar um médico para que sejam feitos os exames necessários para detectar se existe algo anormal.

 

Algumas doenças podem causar a perda de peso, entre elas está: o hipertireoidismo; a diabetes não controlada; câncer; AIDS e outras doenças infecciosas, como a tuberculose; doença de Parkinson e etc. .

 
Doação de sangue

 

O candidato à doação de sangue que vem apresentando perda de peso sem motivo aparente e de forma rápida, sendo esse prejuízo acima de 10% do peso nos últimos três meses, fica inapto a doar.

 

Na próxima semana, a série será lançada na quarta-feira, dia 14, devido ao feriado do dia 15 de novembro e terá como tema:Pessoas portadoras de coagulopatias (hemofilia) podem doar?” Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.

 

Obs.: O tema abordado hoje dia 8 de novembro, teve revisão técnica da enfermeira do Hemocentro Coordenador Natalícia Azevedo e da Dra. Luciana Carlos

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce