Alergia alimentar é tema da série Educar para Doar

1 de novembro de 2012 - 14:30

 

 

Dando continuidade à série Educar para Doar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 1º de novembro, o tema: alergia alimentar. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
 
A alergia alimentar não é uma doença fácil de ser diagnosticada, pois existem vários tipos de reações. A intolerância pode ser considerada uma reação anormal a um alimento específico ou um grupo alimentar e age diretamente no sistema imunológico, causando a falta de uma enzima necessária para digestão desse alimento.

 

As reações são diversas e podem se manifestar como náusea, vômito, diarreia, inchaço nos olhos, lábios e língua, e falta de ar. Nos casos mais graves pode ocorrer choque anafilático (reação imediata que afeta o corpo todo). A sua manifestação mais grave pode provocar inchaço e obstrução de vias aéreas superiores (edema de glote) e/ou queda de pressão.
 
 
Doação de sangue

 

O candidato à doação de sangue que apresenta reações alérgicas a alimentos é considerado inapto temporário. O candidato que estiver com a alergia em atividade somente será aceito se estiver assintomático no momento da doação. São inaptos definitivos aqueles que apresentarem de sintomatologias graves, como por exemplo, antecedente de choque anafilático.

 

Na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, a série abordará: perda de peso. Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.
 

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce