Hemoce realiza a segunda coleta de medula óssea para transplante alogênico

31 de outubro de 2012 - 13:28

 

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) comemora mais uma conquista. Na manhã de hoje, 31 de outubro, o hemocentro coordenador realizou a segunda coleta não aparentada de medula óssea para transplante alogênico. O paciente beneficiado é morador do estado de São Paulo. A primeira coleta realizada para esse tipo de procedimento aconteceu no dia 24 de julho deste ano, e o receptor mora na Itália.

 

O procedimento que antes era realizado somente no hemocentro de Natal e Recife, na região nordeste, foi concretizado com sucesso. Para o coordenador do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), Dr. Fernando Barroso, o feito marca um avanço para a saúde do Estado. “O procedimento prova que o Ceará tem buscado avanços para a saúde, não esquecendo da excelência e qualidade”, disse.
 
 
 
Entenda a notícia

 

O Ceará chegou em outubro, aos sexagésimo transplante autólogo de medula óssea realizado no Estado. Desde de 2008, o Hemoce realiza em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio, o transplante autólogo, quando o paciente recebe células sadias da própria medula. Os 21 transplantes de medula óssea feitos este ano já superam os 17 realizados no ano passado pela equipe transplantadora das unidades parceiras. Os números são crescentes ano a ano – foram dois transplantes em 2008, sete em 2009, 14 em 2010, 17 em 2011 e 21, até agora, em 2012.
 
Existem dois tipos de transplantes, o autólogo e o alogênico. No Ceará, o procedimento realizado é o transplante autólogo, aquele em que o paciente recebe células sadias da própria medula. O procedimento realizado pelo Hemoce e HUWC é simples: os médicos descongelam as células sadias da medula que foram armazenadas e injetam no paciente, como se fosse uma transfusão de sangue.
 
Já o transplante alogênico é aquele em que o doador é uma terceira pessoa, com código genético compatível ao paciente.
 
 
 
– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
 
Assessora de Imprensa – Hemoce
 
3101.2308 / 9663.2344