Hanseníase é tema da série Educar para Doar

25 de outubro de 2012 - 18:47

 

Quinta-feira, é dia da série Educar para Doar, que hoje, dia 25 de outubro, tem como tema: hanseníase. A série, tem como principal objetivo esclarecer aos doadores de sangue os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria publicada em 13 de junho de 2011. As reportagens são sugeridas por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.

 

A Hanseníase, popularmente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria denominada Bacilo de Hansen, que ataca os nervos e a pele. A transmissão acontece através do contato direto entre doentes sem tratamento, que eliminam os bacilos pelo aparelho respiratório, através das secreções nasais, tosse ou espirro. O período de incubação pode variar entre três e cinco anos.

 

Os sintomas se manifestam lentamente e entre eles estão: a sensação de formigamento; manchas brancas ou avermelhadas acompanhadas da perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e toque; diminuição da força muscular e outros.

 

 
A Hanseníase tem cura. O tratamento, feito com uso de medicamentos via oral, pode ser feito nas unidades de saúde e é gratuito. Vale ressaltar que o paciente não precisa ficar em isolamento e a presença de amigos e familiares é importante para a cura.

 

 
Doação de sangue

 

 
O candidato a doação de sangue que já apresentou a doença é considerado inapto definitivo, ou seja, não poderá realizar mais doação de sangue. Na próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, a série abordará: alergia alimentar. Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.

 

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce