Educar para Doar tem como tema o calazar

18 de outubro de 2012 - 20:15

 

 

Quinta-feira, é dia da série Educar para Doar, que hoje, dia 18 de outubro, tem como tema: calazar. A série, tem como principal objetivo esclarecer aos doadores de sangue os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria publicada em 13 de junho de 2011. As reportagens são sugeridas por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
 
A leishmaniose visceral ou calazar, é uma doença em que a transmissão ocorre através da picada do mosquito-palha ou birigui. O protozoário Leishmania Chagasi invade e se reproduz dentro das células do sistema imunológico da pessoa ou do animal. Os homens e os animais apresentam praticamente o mesmo caso clínico com o contágio, e entre os principais sintomas estão: febre descontinuada (apenas semanas de duração), fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, dificuldade respiratória, diarreia e sangramentos na boca e nos intestinos. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.
 
No Brasil, a forma de transmissão é através da picada dos vetores infectados pela Leishmania Chagasi. A transmissão ocorre enquanto houver o parasitismo na pele ou no sangue periférico do hospedeiro. Outras formas de transmissão já foram descritas, porém não existem ainda estudos que revelem sua magnitude e importância epidemiológica na dinâmica da transmissão.

 

O contágio ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. O processo de cura é possível entre os humanos, mas não nos animais. Não há vacina desenvolvida contra o calazar ou leishmaniose visceral, mas a patologia pode ser curada com o uso de medicamentos por via endovenosa.
 
Existem algumas formas de prevenir o contato com mosquito, como por exemplo: manter a casa sempre limpa e o quintal livre de criadores de insetos; utilização de telas nas janelas; cuidar bem da saúde do animal de estimação, pois o cachorro pode se tornar um hospedeiro do parasita, etc. Na área urbana, o cachorro é a principal fonte de infecção.
 
 
Doação de sangue
 
O candidato a doação de sangue que já apresentou a doença é considerado inapto definitivo, ou seja, não poderá realizar mais doação de sangue. Na próxima quinta-feira, dia 25, a série abordará: hanseníase. Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce .
 
Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)

Twitter: @Hemoce