Educar para Doar aborda exercícios físicos
11 de outubro de 2012 - 14:33
Quinta-feira, é dia da série Educar para Doar, que hoje, dia 11, tem como tema: exercícios físicos. A série, que está em seu 30º tópico, tem como principal objetivo esclarecer aos doadores de sangue os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria publicada em 13 de junho de 2011. As reportagens são sugeridas por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
O exercício físico pode ser definido como todo movimento do corpo, realizado com frequência e de forma contínua, produzindo assim um gasto de energia. A prática de exercícios físicos é importante em qualquer idade, aos idosos recomenda-se apenas que a prática seja acompanhada por um médico. Os benefícios para a saúde são diversos, do humor aos sistemas respiratórios e cardiovasculares.
A prática de exercícios tem inúmeros benefícios, e entre eles está: queima de calorias e perda de peso; manutenção da tonificação dos músculos; melhoria na circulação; melhoria nas funções cardíacas e pulmonares; aumento do autocontrole; redução do estresse; aumento da habilidade e concentração; melhoria na qualidade de sono; prevenção da pressão sanguínea, colesterol e diabetes, etc.
Um ponto muito importante: beba água. Durante a prática da atividade física o corpo perde líquido por meio da transpiração. Repor a água perdida é elementar para a manutenção do organismo. Portanto, recomenda-se beber água antes, durante e depois da prática do exercício.
– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa