Hemoce realiza sorologia de hemocentros de outros estados

10 de outubro de 2012 - 13:33

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) iniciou esta semana a realização de testes de triagem de HIV e Hepatite C para as hemorredes do Piauí e Maranhão, utilizando a tecnologia de biologia molecular – Nat. A  implantação do Teste Ácido Nucleico (NAT) na Hemorrede pública do Ceará ocorreu em junho de 2012 e, a partir de agora o laboratório passa a receber também as amostras de doadores de sangue desses dois estados. 
 
O laboratório NAT do Hemoce foi escolhido pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados/Ministério da Saúde em razão da estrutura e capacidade de resposta do hemocentro coordenador de Fortaleza para ser Sítio Testador do NAT (SIT-NAT), sendo um dos 14 centros testadores implantados no país.  
 
O Hemoce já realizou o teste NAT de aproximadamente 650 amostras dos hemocentros do Hemopi e Hemomar, dos estados do Piauí e Maranhão respectivamente. Com a implantação do NAT, o Hemoce funcionará como uma central sorológica, que atenderá não somente a população cearense, bem como as populações dos estados já citados. Ocasionalmente, também atenderá a outros estados quando solicitado através da CGSH, por meio do Plano de Contingência criado para atender toda hemorrede nacional. 
 
O Hemoce preza pela confiança da população. Por isso, investe em novas tecnologias que possibilitam maior excelência e segurança do sangue distribuído em toda rede pública hospitalar do Ceará. A hemorrede estadual – composta por unidades em Fortaleza, Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte – atende a 184 municípios, 168 hospitais públicos, 126 hospitais privados com leitos SUS contratados e 62 agências transfusionais.
 
Entenda o Teste NAT
 
O NAT HIV/HCV Bio-Manguinhos é uma tecnologia desenvolvida para a detecção de ácidos nucleicos virais no período da janela imunológica ou fase inicial da infecção que precede a produção sistêmica de anticorpos. A Tecnologia de Amplificação de Ácidos Nucléicos (NAT) permite diminuir o risco residual transfusional para estes patógenos, reduzindo a janela de detecção destes vírus em doadores de sangue se comparado com os testes sorológicos (ELISA anticorpo ou antígeno ou testes ELISA combinados). Diferente dos testes sorológicos, o ensaio NAT não detecta a presença de anticorpos e sim o material genético do vírus, reduzindo a janela imunológica no caso do HIV DE 20-22 dias para 10 dias e HCV de 70 dias para 11 dias.
 

 

– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)