DST é tema da série Educar para Doar

4 de outubro de 2012 - 17:10

 

Quinta-feira, é dia da série Educar para Doar, que hoje, dia 4 de outubro, tem como tema: DST’s. A série, que está em seu 29º tópico, tem como principal objetivo esclarecer aos doadores de sangue os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011. As reportagens são sugeridas por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.

 

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), são aquelas transmitidas pelo contato sexual ou através do compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados ou de materiais contaminados (como lâminas e seringas). O contágio pode ser evitado com o uso de material descartável e devidamenrte higienizado. No caso de relação sexual o ato deve ser praticado com uso de preservativos, mas não proporciona proteção absoluta, pois pode haver ruptura, perfuração, deslizamento ou colocação inadequada do mesmo.

 

A proteção proporcionada pelo uso da camisinha é relativo nas doenças em que não ocorrem secreções genitais, como herpes, HPV, sífilis, cancro mole, uma vez que o agente transmissor pode estar localizado fora da área protegida pelo preservativo. A patologia, se não tratada pode acarretar sérios problemas de saúde, como infertilidade, doenças neonatais, e comprometimento do aparelho reprodutor.

 

Algumas das principais DST’s:
 
– Sífilis: é um patologia de evolução lenta. Comumente o portador apresenta lesão no órgão genital e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou o parto prematuro.
 
– Gonorreia: a doença provoca inflamação da uretra, podendo se espalhar para outros órgãos causando complicações como artrite, meningite e problemas cardíacos.
 
– Clamídia: provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode ocasionar a formação de abscessos (obstruções com dilatação), infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar esterilidade.
 
– AIDS: provoca baixa imunidade do organismo, que fica sujeito a outras infecções. A doença apresenta alguns sintomas iniciais, como, febre, fadiga, distúrbios do sistema nervoso central, surgimento de manchas avermelhadas na pele.
 

 

Doação de sangue
 
Segundo a Portaria 1.353 do Ministério da Saúde, o candidato a doação que teve alguma DST, só poderá doar sangue, doze meses após a cura. Vale ressaltar que os portadores de patologias que evidenciam novas exposições às DST’s e, consequentemente, risco de reinfecção são considerados inaptos definitivos a doação de sangue.

 

Na próxima quinta-feira, dia 4 de outubro, a série terá como tema: Exercício físico. Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce .

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa