Hemoce comemora as 249 doações nos Domingos Solidários

1 de outubro de 2012 - 17:00

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizou nos últimos domingos do mês – 23 e 30 de setembro – a ação dos Domingos Solidários que superou as expectativas! O Hemoce agradece aos 249 doadores pelo apoio a causa, aos 149 funcionários que trabalharam voluntariamente e aos grupos Tons da Noite, Alecrim e Atração que fizeram a alegria dos presentes, com apoio da ExpoFest Kids, além da Sorveteria 50 Sabores, que distribuiu sorvetes aos presentes e a rádio Mix, pela divulgação através da blitz.

 

A ação teve como principal objetivo regularizar o estoque de sangue, assim como, facilitar a vinda do doador ao hemocentro, já que, na correria da semana não tem tempo de realizar sua doação.

 

 

Seja um doador

 

Os doadores interessados em exercer sua solidariedade, podem realizar sua doação na sede do Hemoce, situada à Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo que funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min e aos sábados, de 8h às 16h e no O Posto de Coleta no Instituto José Frota (IJF), localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1816, no Centro da cidade, funciona de segunda a sexta-feira de 7h30min às 18h30min e aos sábados, domingo e feriados de 13h às 17h30min.

 

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

 

Para doar é simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com validade nacional com foto. Os candidatos a doação menores de 18 anos deverão apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce.
 

Recomendações:

 

– Não doar em jejum.
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação.
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
– Evitar fumar pelo menos 1 hora antes da doação.
– Evitar alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes da doação

 

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce