Nívia, cearense transplantada, recebe homenagem em Brasília

27 de setembro de 2012 - 21:22

Foto: Caroline Rocha

Se você deseja ser um doador, avise sua família. Essa é a mensagem da nova campanha para estimular a doação voluntária de órgãos no País, lançada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Com o slogan “Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas.” e protagonizada pelo ator José de Abreu, a campanha tem a participação especial da cearense transplantada de coração há 8 anos, Nívia Maria Castro Alves, de 12 anos. Ela aparece na capa do folder da campanha. Durante a solenidade de lançamento da campanha, Nívia foi homenageada com uma placa entregue pelo ministro Alexandre Padilha. Além de 500 mil folderes que circularão por todo o país para mobilizar mais a população para a decisão de doar órgãos e tecidos, a campanha distribuirá 200 mil cartazes. Anúncios em jornal e revista, outdoors, peças para internet e redes sociais (Facebook, Orkut, YouTube), completam a campanha.

alt

A história da vida de Nívia motivou a Secretaria da Saúde do Estado a focar nos jovens a comemoração do Dia Nacional de Doação de Órgãos. Alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Marvin, do Pirambu, e bolsistas do Núcleo de Iniciação Profissional Primeiro Passo formaram o público do aulão sobre doação de órgãos e tecidos, iniciado pelo secretário Arruda Bastos, que mostrou a liderança do Ceará em doações e transplantes. A coordenadora da Central de Transplantes, Eliana Barbosa, por mais de 1 hora informou os jovens sobre a doação, fundamental para a consolidação de uma cultura de solidariedade que ajude a aumentar ainda mais os transplantes de órgãos e tecidos e a salvar vidas. Pesquisas já identificaram que os adolescentes valorizam a concepção de que podem salvar vidas, consideram a doação necessária, querem contribuir, mas o conhecimento sobre o processo de doação e transplante ainda é insuficiente.

 
alt

Nova Central de Transplantes

Também para marcar do Dia Nacional de Doação de Órgãos, o secretário Arruda Bastos inaugurou as novas instalações da Central de Transplantes, Bloco E da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. A nova estrutura, mais ampla e com 12 salas, oferece melhores condições de trabalho. Na estrutura organizacional da Secretaria da Saúde do Estado, a Central de Transplantes faz parte da Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Corac). Toda a Corac, que inclui também a Central de Regulação do SUS e os núcleos de Informação e Controle de Serviços de Saúde (NUICS) e o Núcleo de Auditoria e Gestão do SUS (NUAUD). Toda a Corac ganhou novas instalações.

alt
Foto: Ruy Norões

Até a quarta-feira, 26 de setembro, o Ceará havia realizado 893 transplantes em 2012, total que já supera os recordes dos anos de 2007, 2008,2009 e 2010. Em 2011 foram realizados no Estado 1.295 transplantes. No primeiro semestre deste ano, o Ceará assumiu o segundo lugar do país na efetivação de doações de órgãos e tecidos. De 17,5 doações efetivas por milhão da população registradas em 2011, o Ceará pulou para 20,8 doações efetivas, atrás apenas de Santa Catarina, que registrou 25,4 doações efetivas por milhão da população, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). O Ceará também comemora a liderança no ranking nacional de transplantes por milhão da população em diferentes órgãos. O Estado ficou em primeiro lugar no país em transplantes de fígado, em segundo de coração e em terceiro de pulmão.

Em 2012 foram adotadas diversas medidas na área de transplantes no Brasil. Uma delas foi a parceria com o Facebook, com criação da funcionalidade que permite que o usuário da mídia no Brasil se declarar doador de órgãos. Somente no primeiro mês após o lançamento da parceria entre o Ministério da Saúde e o Facebook, mais de 80 mil pessoas se declararam doadoras. Lançada no dia 30 de julho, a funcionalidade permite que os usuários da rede social no Brasil – cerca de 40 milhões de pessoas – possam compartilhar esta decisão com amigos e parentes. Para expressar no Facebook o desejo de ser um doador de órgãos, basta ir à Linha do Tempo e clicar em “Evento Cotidiano”. Depois é preciso selecionar a opção saúde e bem-estar e clicar em doador de órgãos.

Ver galeria de fotos:
Dia nacional da doação de órgãos 
Inauguração da Central de Transplantes do Estado

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara