Convulsão é tema da série Educar para Doar

27 de setembro de 2012 - 18:27

Quinta-feira, é dia da série Educar para Doar, que hoje, dia 27, tem como tema: convulsão. A série, que está em seu 28º tópico, tem como principal objetivo esclarecer aos doadores de sangue os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria publicada em 13 de junho de 2011. As reportagens são sugeridas por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.

 
A convulsão é um distúrbio caracterizado por contrações involuntárias, em todo o corpo ou em parte dele. Tais contraturas são provocadas pelo aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais. As convulsões podem ser classificadas em parcial ou generalizada. No primeiro caso, a parcial, apenas uma parte do hemisfério cerebral é atingida por uma descarga de impulsos elétricos desorganizados. Já nas generalizadas, os dois hemisférios cerebrais são afetados.
 
Os sinais e sintomas dependem do tipo de convulsão, da região do cérebro envolvida e da função que ela desempenha no organismo. Nas parciais, podem ou não ocorrer alterações no nível de consciência associadas a sintomas psíquicos e sensoriais, como movimentos involuntários em alguma parte do corpo, comprometimento das sensações de paladar, olfato, visão, audição e da fala, alucinações, vertigens, delírios. Algumas vezes, essas manifestações são leves e podem ser atribuídas a problemas psiquiátricos.
 
Existem diversos tipos de convulsões generalizadas. Os tipos mais comuns, são a crise de ausência, ou pequeno mal, e a convulsão tônico-clônica, ou grande mal. No primeiro caso, incluem-se as pessoas que, durante alguns segundos, ficam com o olhar perdido, como se estivessem no mundo da lua, e não respondem quando chamadas. Quando a ausência dura mais de dez segundos, o paciente pode manifestar movimentos automáticos, como piscar de olhos e tremor dos lábios, por exemplo. Essas crises chegam a ser tão breves que, às vezes, a pessoa nem percebe que aconteceu.
 
Já as convulsões tônico-clônicas estão ligadas a perda inesperada da consciência. O quadro dura poucos minutos. Na fase tônica, todos os músculos dos braços, pernas e tronco ficam endurecidos, contraídos e estendidos e a face adquire coloração azulada. Em seguida, a pessoa entra na fase clônica e começa a sofrer contrações rítmicas, repetitivas e incontroláveis. Em ambas as situações, a saliva pode ser abundante e ficar espumosa.
 
Diante de um quadro de convulsão, recomenda-se: deitar a pessoa de lado, para que esta não engasgue com a saliva ou vômito, afrouxe-lhe as roupas, erga o queixo para facilitar a passagem do ar, remova todos os objetos que ofereçam risco de machucá-la, não coloque nenhum objeto na boca e não tente puxar a língua e leve a pessoa a um serviço de saúde tão logo a convulsão tenha passado.
 
Doação de sangue
 
Os candidatos a doação de sague que tem ou tiveram crise de convulsão, precisam vir ao hemocentro para serem avaliados pelos profissionais de saúde. Na próxima quinta-feira, dia 4 de outubro, a série terá como tema: DST’s.

Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce .

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa