Hemoce realiza o segundo Domingo Solidário

26 de setembro de 2012 - 17:26

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizará no próximo dia 30 de setembro, o Domingo Solidário. Em sua segunda edição, o atendimento aos doadores acontecerá de 9h às 17h, na sede do hemocentro coordenador, situado à Av. José Bastos, 3390. A iniciativa tem como objetivo regularizar o estoque de sangue, assim como, facilitar a vinda do doador ao hemocentro, já que, na correria da semana não tem tempo de realizar sua doação. Os funcionários do Hemoce, envolvidos com a causa da solidariedade, irão trabalhar voluntariamente neste domingo.

 
Durante todo o dia, os doadores que comparecerem a sede do Hemoce poderão participar da blitz – com apoio da Rádio Mix – que acontecerá das 10h às 12h, no estacionamento do doador. Além disso, terão a oportunidade de assistir a apresentações musicais dos grupos Tons da Noite e Grupo Alecrim. Ainda como parte da programação, na Recepção do Doador, o grupo da Sorveteria 50 Sabores distribuirá sorvete aos presentes.
 
 
Baixa no número de doações
 
Os anos de 2011 e 2012 mostram que o número de doações no mês de setembro, caiu de 39.835 no ano passado para 37.571 esse ano, o que corresponde a 2.274 doações a menos. Esse ano, o número de doações só foi superior ao ano passado nos meses de janeiro e maio. Nos últimos três meses, as doações apresentaram as maiores quedas em relação a 2011. Foram 831 doações a menos em julho, 517 em agosto e 634 em setembro, até o último dia 16 de setembro.
 
O Hemoce atualmente assiste a 126 hospitais privados com leitos SUS e 168 hospitais públicos, dentre eles o Hospital Geral de Fortaleza e o Instituto Dr. José Frota. A Hemorrede do estado – composta por unidades no Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte – atende a 184 municípios, através de 63 agências transfusionais para atender mais de 8 milhões de habitantes.
 
Seja um doador
 
A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.
 
Para ser doador de sangue é preciso:
– Ter entre 16 e 67 anos de idade*.
– Ter mais de 50kg.
– Estar saudável.
– Estar bem alimentado.
– Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
* Os doadores com menos de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).
 
Recomendações:
– Não doar em jejum.
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação.
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
– Evitar fumar pelo menos 1 hora antes da doação.
– Evitar alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes da doação
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa – Hemoce
3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204