Hemoce comemora as 102 doações no primeiro Domingo Solidário

24 de setembro de 2012 - 13:57

 

 

Domingo é dia de ficar com a família, com os amigos e também de ser solidário através da doação de sangue. E o primeiro Domingo Solidário superou as expectativas! Durante todo o dia, 102 pessoas  vieram a sede do Hemoce, situada à Av. José Bastos,3390, para realizar sua doação de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) agradece a todos os doadores pelo apoio a causa, aos 83 funcionários envolvidos com a causa que trabalharam  voluntariamente e aos grupos Tons da Noite eAtração que fizeram a alegria dos presentes, com apoio da ExpoFest Kids. 

 

No próximo domingo, dia 30 de setembro, o atendimento volta a acontecer das 9h às 17h. A iniciativa dos Domingos Solidários tem como principal objetivo regularizar o estoque de sangue, assim como, facilitar a vinda do doador ao hemocentro, já que, na correria da semana não tem tempo de realizar sua doação.  Não perca a chance de dar vida de presente a alguém!

 

Baixa no número de doações

 

Os anos de 2011 e 2012 mostram que o número de doações no mês de setembro caiu de 39.835 no ano passado para 37.571 esse ano, o que corresponde a 2.274 doações a menos. Esse ano, o número de doações só foi superior ao ano passado nos meses de janeiro e maio. Nos últimos três meses, as doações apresentaram as maiores quedas em relação a 2011. Foram 831 doações a menos em julho, 517 em agosto e 634 em setembro, até o último dia 16 de setembro.

 

O Hemoce atualmente assiste a 126 hospitais privados com leitos SUS e 168 hospitais públicos, dentre eles o Hospital Geral de Fortaleza e o Instituto Dr. José Frota. A Hemorrede do estado – composta por unidades no Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte – atende a 184 municípios, através de 63 agências transfusionais para atender mais de 8 milhões de habitantes.

 

Seja um doador

 

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

 

Para ser doador de sangue é preciso:

– Ter entre 16 e 67 anos de idade*.

– Ter mais de 50kg.

– Estar saudável.

– Estar bem alimentado.

– Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

* Os doadores com menos de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Recomendações:

– Não doar em jejum.
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação.
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
– Evitar fumar pelo menos 1 hora antes da doação.
– Evitar alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes da doação

 

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204