Hemocentro Regional de Sobral participa o Projeto Sustentável da Verdes Mares

20 de setembro de 2012 - 12:04

A equipe do Hemocentro Regional de Sobral participou na última sexta-feira, dia 21, de mais uma ação do Projeto Sustentável do Sistema Verdes Mares, que nessa edição aconteceu no município de Ipueiras. Durante o evento, foi realizada palestra sobre doação de sangue. Além disso, as captadoras do Hemocentro realizaram 22 cadastro de doadores de medula óssea.

Seu cadastro é importante

É importante ressaltar que, quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores são as chances de encontrar um doador compatível. A compatibilidade entre o doador e o receptor é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais. Seu cadastro é importante, já que, as chances para se encontrar um doador na família, como irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 25%.

Por isso seu cadastro é importante. Procure uma de nossas unidades e doe o que você tem de melhor: a vida! Para realizá-lo é necessário ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer, não ter comportamento de risco para DST’s e apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço. No momento do registro, o doador precisa assinar um termo de consentimento, sendo então coletada uma amostra de 10ml de sangue.

O cadastro para doador de medula óssea é único, por isso, é importante mantê-lo atualizado. Se o seu registro como candidato foi feito através do Hemoce, as alterações de dados podem ser enviadas para o e-mail nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br. Caso não tenha sido realizado na Hemorrede do estado, o cadastro deve ser alterado através do site do Instituto Brasileiro de Câncer (Inca) http://www.inca.gov.br/doador