Educar para Doar tem como tema: Pielonefrite

20 de setembro de 2012 - 20:13

 

Dando continuidade a série “Educar para Doar”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 20 de setembro, o tema: pielonefrite. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
 
A pielonefrite é uma infecção urinária, que envolve o rim e geralmente é causada por bactérias vindas pela bexiga. Existem duas formas de pielonefrite, a aguda, causada por uma infecção bacteriana, e a crônica, por repetidos episódios de infecções urinárias agudas e muitas vezes não diagnosticadas.
 
Na pielonefrite aguda, é comum a produção de pus no rim. Os sinais da doença surgem bruscamente e costumam ser intensos. A manifestação inicial mais típica é a febre, que se caracteriza por uma rápida súbita da temperatura corporal que ultrapassa frequentemente os 40°C, acompanhada de arrepios, suores, prostração, mal-estar geral, perda de apetite e, em alguns casos, náuseas e vômitos. É igualmente característico o aparecimento de dor na região lombar.
 
A pielonefrite crônica, pode ser provocada por repetidos episódios de infecções urinárias agudas, embora muitas vezes não diagnosticadas, é mais característico em pessoas que sofrem de obstrução e/ou retenção urinária. Os sintomas desse tipo costumam se apresentar de forma lenta e progressiva. Nas fases iniciais, as manifestações mais comuns, quando existem, são dor moderada na região lombar, cansaço e mal-estar geral.
 

 

Doação de sangue
 
O candidato à doação de sangue que apresentar a doença na forma aguda, está apto a doar após 30 dias do tratamento e melhora do quadro. Já aqueles que tem a pielonefrite crônica são inaptos a doação de sangue.
 
 
Na próxima quinta-feira, dia 27 de setembro, a série “Educar para Doar” terá como tema: convulsão. Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce
 

 

– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa – Hemoce