Domingo Solidário: Hemoce abrirá nos dias 23 e 30 de setembro

19 de setembro de 2012 - 14:51

Domingo é dia de ficar com a família, com os amigos e também de ser solidário através da doação de sangue. Nos próximos domingos, dia 23 e 30 de setembro, a sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), situada à Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo,  realizará atendimento, de 9h às 17h, com uma programação toda especial para os doadores.

 

A ação objetiva regularizar o estoque de sangue, assim como, facilitar a vinda do doador ao hemocentro, já que, na correria da semana não tem tempo de realizar sua doação. Os funcionários do Hemoce, envolvidos com a causa da solidariedade, irão trabalhar voluntariamente nestes dois domingos. Segundo Dra. Luciana, diretora geral do Hemoce, a iniciativa motiva a todos que acreditam nesta causa, “entendemos que solidariedade se vive na prática, o Domingo Solidário é uma ação em que todos serão doadores… de tempo, de alegria, de  solidariedade, de vida.”. Dra. Luciana ainda lembrou que o melhor desta ação é que acesso ao Hemocentro será facilitado, pois no domingo o trânsito está mais tranquilo além de o transporte público ser mais barato, pelo programa de tarifa social.

 

Os doadores que forem ao Hemoce nestes dois domingos contarão ainda com apresentação cultural, para tornar este dia especial. Os grupos Tons da Noite, Atração, Lelé da Cuca e Alecrim farão a alegria dos presentes, com apoio da ExpoFest Kids.

 

Baixa no número de doações

 

Nos anos de 2011 e 2012 mostra que o número de doações no mês de setembro, caiu de 39.835 no ano passado para 37.571 este ano, o que corresponde a 2.274 doações a menos. Este ano, o número de doações só foi superior ao ano passado nos meses de janeiro e maio. Nos últimos três meses, as doações apresentaram as maiores quedas em relação a 2011. Foram 831 doações a menos em julho, 517 em agosto e 634 em setembro, até o último dia 16 de setembro.

 

O Hemoce atualmente assiste a 126 hospitais privados com leitos SUS e 168 hospitais públicos, dentre eles o Hospital Geral de Fortaleza e o Instituto Dr. José Frota. A Hemorrede do estado – composta por unidades no Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte – atende a 184 municípios, através de 63 agências transfusionais para atender mais de 8 milhões de habitantes.

 

Seja um doador

 

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

 

Para ser doador de sangue é preciso:

– Ter entre 16 e 67 anos de idade*.

– Ter mais de 50kg.

– Estar saudável.

– Estar bem alimentado.

– Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

* Os doadores com menos de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Recomendações:

– Não doar em jejum.
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação.
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
– Evitar fumar pelo menos 1 hora antes da doação.
– Evitar alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes da doação

 

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204