Menopausa é tema da série Educar para Doar

13 de setembro de 2012 - 13:17

 

 

Quinta-feira, dia de Educar para Doar. A série, que teve início no dia 22 de março deste ano, já abordou diversos temas sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 13 de setembro, a série tem como tema: Menopausa. A abordagem dos temas é baseado nos critérios exigidos pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde.
 
A menopausa é caracterizada pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios e acontece quando os ovários cessam a produção de estrógenos (hormônios, cuja função é controlar a ovulação). O encerramento do ciclo menstrual pode acarretar sintomas variados, como calor, palpitações, ansiedade, irritabilidade, variações de humor, anemia, falta de concentração, ciclos menstruais irregulares, etc.
 
Um dos problemas mais preocupantes durante este período é a osteoporose (caracterizada pela diminuição da resistência óssea). A patologia é dividida em dois tipos, primária e secundária. Na primária, a perda de massa óssea acontece a partir da fase adulta. Após a menopausa, as mulheres ficam muito mais sensíveis a esta forma de osteoporose, devido ao déficit de estrogênios, visto que estes hormônios são essenciais para a manutenção da massa óssea. A doença é silenciosa e pode ser percebida quando a pessoa começa a apresentar dores ósseas, principalmente dor lombar, fraturas e redução da estatura por colapsos das vértebras da coluna. Já aquelas que apresentam a osteoporose secundária – perda exagerada de massa óssea – podem apresentar sintomas mais graves, como a imobilização prolongada, insuficiente consumo de cálcio, carências vitamínicas, diabetes e hipertiroidismo, que pode ocasionar tratamento prolongado com corticoides.
 
 

 

Doação de sangue
 
As candidatas a doação de sangue que entraram no período de menopausa estão aptas a doar sangue. As que estão encerrando o ciclo menstrual e tem osteoporose primária também podem ser doadoras. Já aquelas que tem o tipo secundário da doença precisam ser avaliadas pelos profissionais do hemocentro.
 
Na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro, a série Educar para Doar tratará do tema: Pielonefrite. Tem sugestão para a série?! Envie sua dúvida através das nossas redes sociais. O Hemoce responde pelas contas no twitter (@Hemoce) e através da fan page no facebook Hemoce (Oficial).

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce