Asma é tema da série Educar para Doar

6 de setembro de 2012 - 15:41

 

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 6 de setembro, a série tem como tema: Asma.
 
A asma é uma doença que causa inchaço e estreitamento das vias aéreas dos pulmões, causando dificuldade respiratória, falta de ar, tosse e aperto no peito. A enfermidade é causada por inflamação nas vias respiratórias. Os sintomas da doença podem ser desencadeados por diversos fatores, e entre eles estão: poeira, mudanças climáticas, produtos químicos no ar ou nos alimentos, emoções fortes, fumo, etc..
 
Doação de sangue
 
Os candidatos a doação de sangue que tem a doença precisam ser avaliados para saber se estão aptos ou não a doar. As pessoas que apresentam crises de asma com intervalo de até três meses ou menos, sem controle com medicamentos por via respiratória, são consideradas inaptas definitivas para doação de sangue. Já aqueles que tem crise de asma leve – com intervalo de três meses ou mais e compensada com medicamento por via inalatória – estarão aptos para realizar a doação após três meses da última crise, sem uso de medicamento.
 

Na próxima quinta-feira, dia 13 de setembro, a série “Educar para Doar” terá como tema: Menopausa. Tem sugestão para a série?! Envie sua dúvida através das nossas redes sociais. O Hemoce responde pelas contas no twitter (@Hemoce) e através da fan page no facebook Hemoce (Oficial).

 

Suzana Mont’Alverne

Assessora de Imprensa / Hemoce