Educar para Doar aborda Antialérgicos e Corticoides

30 de agosto de 2012 - 03:00

 

 

Dando continuidade a série “Educar para Doar”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 30 de agosto, o tema: Antialérgicos e Corticoides. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
 
A alergia é a resposta do sistema imunológico a uma substância estranha no organismo. As pessoas alérgicas tem uma sensibilidade e estímulo maior a um fator externo específico. O alérgico pode apresentar um ou vários sinais, tais como: espirros em salva (vários espirros seguidos), nariz obstruído, coriza, tosse repetitiva, prurido nos olhos, nariz, garganta e em qualquer parte do corpo, lacrimejação dos olhos, erupções na pele, urticárias. O tratamento pode ser feito com antialérgicos (anti histamínicos) ou corticosteróides que podem ser de uso sistêmico (que atuam no corpo todo, como injeções, comprimidos e xaropes) ou de ação localizada (cremes, pomadas, colírios, sprays ou inalatórios).
 
 
Doação de Sangue
 
Quanto à ocorrência de episódios alérgicos nos candidatos, devem ser observados os seguintes critérios:
I – o doador alérgico somente será aceito se estiver assintomático no momento da doação;
II – são inaptos definitivos aqueles que referem enfermidades atópicas graves, como por exemplo, asma brônquica grave e/ou antecedente de choque anafilático;
III – os tratamentos dessensibilizantes devem postergar a doação por até 72 horas depois da última aplicação.
 
Vale ressaltar que o tempo de inaptidão à doação é variável para cada situação, dependendo, portanto, da avaliação de um profissional do Hemocentro. Ficou alguma dúvida?! Entre em contato com o setor de coleta do Hemoce, através do telefone 31012311. 

 

Na próxima quinta-feira, dia 6 de setembro, a série “Educar para Doar” terá como tema: Asma. Tem sugestão para a série?! Envie sua dúvida através das nossas redes sociais. O Hemoce responde pelas contas no twitter (@Hemoce) e através da fan page no facebook Hemoce (Oficial).

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce