Doação automatizada é tema da série Educar para Doar

23 de agosto de 2012 - 17:40

 

Dando continuidade a série “Educar para Doar”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 23 de agosto, o tema: doação automatizada ou doação por aférese. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.

 

Para que possamos explicar a importância da doação automatizada é preciso entender o que ela significa. A doação automatizada ou por aférese, é uma doação de sangue que ocorre em equipamento automatizado – a máquina de aférese, faz a separação dos componentes do sangue, como as plaqueta simples ou dupla, plaqueta e hemácia, plaqueta e plasma e hemácia dupla – , nele é adaptado um kit estéril e descartável de uso único que fará a separação do sangue em componentes, tais como, plaquetas e/ou hemácias. Esse tipo de doação é muito importante, pois os componentes coletados tem um curto tempo de conservação. As plaquetas após coletadas duram somente cinco dias e as hemácias, quarenta e dois dias.

 

 

Na doação de plaquetas a recuperação é mais rápida. Após setenta e duas horas, o doador estará liberado para doar novamente. Doando somente plaquetas o doador pode realizar até quatro doações por mês e vinte e quatro doações por ano. É importante frizar que o doador do sexo masculino pode doar até três vezes ao ano. No caso das mulheres o intervalo é maior, de seis meses e duas doações ao ano.

 

Para realizar a doação automatizada ou por aférese é necessário: estar bem de saúde, ter um bom acesso venoso (veia calibrosa), pesar mais de 60kg, apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 65 anos (aos menores de idade é necessário a autorização dos responsáveis) e ter exames no hemocentro a menos de um ano, caso não tenha, o candidato realizará os exames no próprio hemocentro.

 

 

Quer saber mais a respeito da doação automatizada ou por aférese?! Entre em contato com o setor de Aférese do Hemoce, através do telefone 31012306. Sua doação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min e aos sábdos de 8h às 14h.

 

Na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto, a série “Educar para Doar” terá como tema: antialérgico ou corticóide. Tem sugestão para a série?! Envie sua dúvida através das nossas redes sociais. O Hemoce responde pelas contas no twitter (@Hemoce) e através da fan page no facebook Hemoce (Oficial).

 
O que são as hemácias e as plaquetas?

 

As hemácias ou glóbulos vermelhos, são células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio para nosso organismo. Tais células são utilizadas em pacientes com anemia grave, que sofreram acidentes ou passaram por cirurgias.

 

As plaquetas são elementos do sangue que atuam na coagulação. Alguns pacientes que fazem tratamento com quimioterapia, que são submetidos a transplantes ou intervenções cirúrgicas podem necessitar múltiplas transfusões de plaquetas.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)