Educar para Doar tem como tema: Tabagismo

16 de agosto de 2012 - 18:13

 

Dando continuidade a série “Educar para Doar”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 16 de agosto, o tema: Tabagismo. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.

 

O tabagismo é um problema de saúde. Por isso, apague essa ideia! Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de fumantes está em queda no país. De 2006 a 2011, o percentual de fumantes passou de 16,2% para 14,8%. A incidência de homens fumantes no período diminuiu a uma taxa média de 0,6 % ao ano. O Ministério apontou que no ano de 2011, 11,8% dos brasileiros não-fumantes moram com pelo menos uma pessoa que fuma dentro de casa.

 

Além disso, 12,2% das pessoas que não fumam convivem com algum colega fumante no local de trabalho. De acordo como o INCA, pelo menos 2,6 mil não fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo. Realizada nas capitais, a pesquisa mostrou que 10% da população de Fortaleza é de fumantes. Em Fortaleza, o percentual da população de adultos fumantes é de 10%, segundo a pesquisa.

 

Doação de sangue

 

O parágrafo V da Portaria nº 1.353, publicada pelo Ministério da Saúde em 13 de junho de 2011, recomeda que doador fumante aguarde pelo menos 60 minutos após a doação para fumar. Vale ressaltar que alguns serviços podem utilizar critérios mais rigorosos.

 

Na próxima quinta-feira, dia 23 de agosto, a série “Educar para Doar” terá como tema: Doação automatizada. Para maiores informações acerca do assunto entre em contato com o setor de Coleta no telefone 3101.2311 ou Ouvidoria no telefone 3101.2284.

 

Quer sugerir um tema?! O Hemoce responde por contas no facebook, com a fan page Hemoce (Oficial) e através do twitter, @Hemoce .

 

Você sabia?

 

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam:

 
– 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
– 5 vezes maior de sofrer infarto;
– 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
– 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
 
Se parar de fumar agora
 
– após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
– após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
– após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
– após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
– após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
– após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

 

(Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará)

 

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce