Intervalo entre doações de sangue é assunto na série Educar para Doar

2 de agosto de 2012 - 03:00

 

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, a série tem como tema: Intervalo entre doações.

 

A doação de sangue não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A reposição do plasma, por exemplo, ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em quatro semanas. Entretanto, para o organismo atingir o nível de ferro que apresentava antes da doação, são necessários de quarenta (40) a sessenta (60) dias para os doadores do sexo masculino e de ciquenta  (50) a noventa (90) dias para as mulheres. O período de intervalo para as mulheres é maior devido ao sangue perdido durante os ciclos mestruais. Portanto, os homens podem doar até 4 vezes no ano e as mulheres até 3 vezes no mesmo período.

 

Na próxima quinta-feira, dia 9 de agosto, o tema abordado será: Como pode ser feita a doação de células tronco. Para maiores informações acerca do assunto entre em contato com o setor de Coleta no telefone 3101.2311 ou Ouvidoria no telefone 3101.2284.

 

Quer sugerir um tema?! O Hemoce responde por contas no facebook, com a fan page Hemoce (Oficial) e através do twitter, @Hemoce.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce