Hemoce realiza a primeira coleta de medula óssea para transplante alogênico

30 de julho de 2012 - 18:06

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) comemora mais uma conquista. Na última terça-feira, dia 24, o hemocentro coordenador realizou a primeira coleta não aparentada de medula óssea para  transplante alogênico. O procedimento que antes era realizado somente no hemocentro de Natal e Recife, na região nordeste, foi concretizado com sucesso.

 

Para o coordenador do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), Dr. Fernando Barroso, o feito marca um avanço para a saúde do Estado. “O procedimento prova que o Ceará tem buscado avanços para a saúde, não esquecendo da excelência e qualidade”, disse.

 

 

Entenda a notícia

 

Existem dois tipos de transplantes, o autólogo e o alogênico. No Ceará, desde de 2008 é realizado o transplante autólogo, aquele em que o paciente recebe células sadias da própria medula. O procedimento realizado pelo Hemoce e HUWC é simples: os médicos descongelam as células sadias da medula que foram armazenadas e injetam no paciente, como se fosse uma transfusão de sangue.

 

Já o transplante alogênico é aquele em que o doador é uma terceira pessoa, com código genético compatível ao paciente.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344