Transfusão de sangue é tema da série Educar para Doar

26 de julho de 2012 - 03:00

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 26, a série tem como tema: Transfusão de sangue.

 

Para começarmos é preciso saber o que o tema significa. Transfusão de sangue, é a a transferência de sangue ou de um hemocomponente de um doador compatível para um receptor. Esse procedimento tem como objetivo aumentar a capacidade do sangue de transportar o oxigênio, restaurar os níveis de sangue no organismo, melhorar a imunidade ou corrigir distúrbio da coagulação sanguínea.

 

As transfusões sanguíneas, normalmente ocorrem em casos de cirurgias, traumatismos, anemias ou partos, em que a perda de sangue é significativa e não há recomposição suficientemente rápida pelo organismo. Outras situações, por exemplo, são pacientes com câncer e portadores de algumas doenças genéticas que afetam o sistema sangüíneo que também podem precisar de sangue ou de seus derivados.

 

Doação de sangue

Segundo o Ministério da Saúde, os candidatos a doação que receberam transfusão de sangue ou componentes sanguíneos nos últimos 12 meses, só podem doar após 1 ano do procedimento ter sido realizado.

 

Na próxima quinta-feira, dia 2 de agosto, o tema abordado será: Intervalo entre as doações de sangue. Para maiores informações acerca do assunto entre em contato com o setor de Coleta no telefone 3101.2311 ou Ouvidoria no telefone 3101.2284.

 

Quer sugerir um tema?! O Hemoce responde por contas no facebook, com a fan page Hemoce (Oficial) e através do twitter, @Hemoce .

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce