Educar para Doar tem malária como tema

18 de julho de 2012 - 18:13

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 19, a série tem como tema: Malária

 

A Malária é uma doença infecciosa cujo agente etiológico é um parasito do gênero Plasmodium. A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de um doente. Os sinais e sintomas são: dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios, acompanhados por dor abdominal, dor nas costas, tontura, náuseas e vômitos.

 

Não existe vacina disponível contra a malária, portanto, as medidas de proteção individual são as medidas de proteção individual contra picadas de insetos, principalmente nas áreas de risco de contrair malária. Essas medidas são:

 

1. Uso de roupas claras, camisas com manga longa e calças compridas, durante atividades de exposição elevada;

2. Uso de telas nas portas e janelas, e ar condicionado;
3. Uso de mosquiteiro impregnado com inseticida (piretróides);
4. Uso de repelente a base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida) que deve ser aplicado nas áreas expostas da pele seguindo a orientação do fabricante sobre o prazo para reaplicação do produto.

 

Doação de sangue

 
Segundo a Portaria do Ministério da Saúde, o candidato à doação procedente de municípios localizados em áreas endêmicas, após 12 meses do deslocamento, estará apto para doar sangue. No Brasil, 99,9% da transmissão da malária concentra-se na Região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os candidatos que tiveram infecção por Plasmodium malariae (febre quartã) não podem realizar doação de sangue.

 

Na próxima quinta-feira, dia 26 de julho, o tema abordado será: “Pessoas que já receberam sangue, podem doar?”. Tem dúvidas sobre doação de sangue?! Nos pergunte através de e-mail e redes sociais. O Hemoce responde por contas no facebook, com a fan page Hemoce (Oficial) e através do twitter, @Hemoce .

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce