Educar para Doar tem como tema antibiótico e anti-inflamatório

12 de julho de 2012 - 16:54

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 12, a série tem como tema: Antibióticos e anti-inflamatórios.

 

Segundo a portaria do Ministério da Saúde, o candidato que estiver com infecção e em uso de antibiótico estará apto à doação duas semanas após o fim do tratamento e desaparecimento dos sintomas. Já a pessoa que estiver fazendo tratamento com anti-inflamatório, deve aguardar 7 (sete) dias após o fim do tratamento e melhora do quadro.

 

Entenda a diferença entre os medicamentos:

 

Antibiótico é nome genérico dado a uma substância que tem capacidade de interagir com microorganismos que causam infeções no organismo. A resistência antibiótica é a capacidade dos microrganismos de resistir aos efeitos de um antibiótico, o que se dá pelo uso inadequado do medicamento, tornando-o menos eficaz.

 

Os anti-inflamatórios não-esteroides (AINE) são um grupo variado de medicamentos que tem em comum a capacidade de controlar a inflamação, de reduzir a dor e de combater a febre.

 

Na próxima quinta-feira, dia 19 de julho, a série “Educar para Doar” terá como tema: Malária. Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce