Doença de Chagas é tema da série Educar para Doar

5 de julho de 2012 - 17:05

 

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 5, a série tem como tema: Doença de Chagas.

 

A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos, conhecidos como barbeiros. A infecção também pode ser por transfusão de sangue ou transplante de órgãos, por via placentária ou pelo leite materno.
 
Na fase aguda, os sintomas comuns são: febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios linfáticos, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço e problemas cardíacos. Na fase crônica, há danos sérios a órgãos como baço, intestino, sistema nervoso, coração, e causa também pequenos danos no pulmão.
 
Segundo a portaria Ministério da Saúde, o candidato com antecedente de contato domiciliar com o barbeiro em área endêmica ou com diagnóstico clínico ou laboratorial de Doença de Chagas, não pode doar sangue. Caso o contato com barbeiro tiver sido em área não-endêmica, deverá realizar teste sorológico pré-doação para ser avaliado se pode ou não doar sangue.
 
Na próxima quinta-feira, dia 12 de julho, a série “Educar para Doar” terá como tema: Antibióticos e anti – inflamatório. Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).
 
 
– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce