Hemoce comemora a conquista da ISO e utilização do Teste NAT

25 de junho de 2012 - 14:59

 

No próximo dia 27 de junho, quarta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizará – a partir das 8h – um café da manhã em comemoração a conquista da certificação ISO 9001 e o início da utilização do Teste de Ácido Nucleico (NAT). A programação contará com a presença do Secretário da Saúde do Estado, José Arruda Bastos e iniciará com a palavra da Diretora Geral do Hemoce, Dra. Luciana Carlos.

 

O Hemoce preza pela confiança da população. Por isso, investe em novas tecnologias que possibilitam maior excelência e segurança do sangue distribuído em toda rede pública hospitalar do Ceará. A hemorrede estadual – composta por unidade no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – atende a 184 municípios, 168 hospitais públicos, 126 hospitais privados com leitos SUS contratados e 62 agências transfusionais.

 

Entenda o Teste NAT

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), inicia esta semana o uso de uma nova tecnologia, o Teste de Ácido Nucleico (NAT). Com o teste NAT, na janela imunológica – intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos no sangue – haverá uma redução de 10 a 12 dias, no risco de transmissão do HIV (vírus da imunodeficiência humana) e do HCV (vírus da hepatite C), por transfusões de hemocomponentes, aumentando a segurança transfusional do sangue distribuído no Estado. 

 

Com a implantação do NAT, o Hemoce funcionará como uma central sorológica, que atenderá não somente a população cearense como os hemocentros do Maranhão e Piauí.

 

 

Entenda a ISO 9001

 

No dia 27 de abril , o banco de sangue conquistou a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade no Ciclo do Sangue – Processos de Captação, Triagem, Coleta, Processamento, Sorologia, Imunohematologia, Armazenamento, Transporte, Ambulatório de Transfusão e Distribuição – através da Norma ISO 9001, versão 2008. O Hemoce é o primeiro banco de sangue do Nordeste a conquistar a certificação.

 

A normatização define os critérios que a empresa deverá cumprir. A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. A ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão. Tais normas compartilham muitos princípios comuns, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.
 
– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 9663.2344