Janela Imunológica é tema da série Educar para Doar

21 de junho de 2012 - 13:14

 

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar” – publicada toda quinta-feira – explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 21, a série tem como assunto: Janela Imunológica.

 

Para comerçarmos é preciso saber o que o tema significa. A Janela Imunológica, é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos no sangue. Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao vírus e os exames irão detectar a presença dos anticorpos, o que confirmará ou não a infecção pelo vírus.
 
Desta forma, todos os queationamentos realizados na triagem clínica, dentro do processo da doação de sangue, dentre eles os que se relacionam ao comportamento sexual do doador, visam tão somente tentar vencer essa barreira da janela imunológica e identificar situações em que a doação de sangue possa significar risco para doadores e/ou pacientes.

 

O período de identificação do contágio por alguns vírus depende do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade) e da reação do organismo do indivíduo. A infecção pelos vírus de transmissão sexual pode se dar por relações sexuais desprotegidas em que um dos parceiros é portador do vírus. Logo, quando a pessoa se expõe a situações em que o risco existe, há possibilidade de contaminação para o parceiro. Algumas doenças sexualmente transmissíveis também podem ser transmitidas pelo sangue, portanto a sinceridade e honestidade nas respostas da entrevista é de fundamental importânica.

 

Na próxima quinta-feira, dia 14 de junho, a série “Educar para Doar” terá como tema: AIDS. Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 
– – –
 

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)