Hepatite A é tema da série Educar para Doar

14 de junho de 2012 - 03:00

 

 

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 14, a série tem como tema: Hepatite A.
 
Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.

 

 
Segundo a Portaria do Ministério da Saúde, quem tem antecedente de hepatite viral após os 11 anos de idade não pode doar sangue, exceto para caso de comprovação de infecção aguda de hepatite (IgM reagente) à época do diagnóstico clínico. Nesse caso, o doador poderá ser considerado apto a doação de sangue após avaliação do resultado pelo médico do serviço de hemoterapia.

 

 
Na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, a série “Educar para Doar” terá como tema: Janela Imunológica. Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)