Série Educar para Doar aborda pressão arterial

7 de junho de 2012 - 03:00

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 7, a série tem como tema: pressão arterial

 

Para doação de sangue, a pressão sistólica não deve ser maior que 180mmHg nem menor que 90mmHg e a pressão diastólica não deve ser maior que 100mmHg nem menor que 60mmHg. Esses limites são determinados para proteção do doador, a fim de evitar que ele apresente reações adversas em função da doação de sangue.

 
Portadores de hipertensão arterial crônica poderão doar desde que a pressão esteja controlada e se o medicamento usado para controle da pressão não tiver contra-indicação à doação, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Na próxima quinta-feira, dia 14 de junho, a série “Educar para Doar” terá como tema: Hepatite. Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 
– – –
 

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)