Gripe é tema da série “Educar para Doar”

31 de maio de 2012 - 16:56

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 31, a série tem como tema: Gripe.

 

Para explicarmos melhor é necessário primeiro diferenciar a gripe do resfriado. O resfriado comum, apresenta coriza, espirros, ausência de febre elevada, de comprometimento do estado geral e de comprometimento pulmonar. Já a gripe sintomas mais intensos, como febre elevada, dor no corpo, mal estar geral, sintomas respiratórios com comprometimento pulmonar.

 

Segundo a portaria do Ministério da Saúde, para doar sangue, o candidato que estiver resfriado, a doação é indicada após 7 (sete) dias da melhora do quadro. No caso de gripe, o candidato deve aguardar 2 semanas (15 dias) após melhora do quadro para realizar sua doação. Esse intervalo é indicado porque se houver vírus ou bactérias presentes na circulação sanguínea do doador pode contaminar a bolsa de sangue e gerar reações graves nos pacientes durante a transfusão do sangue.

 

 

Na próxima quinta-feira, dia 7 de junho, a série “Educar para Doar” terá como tema: Pressão arterial. Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)