Endoscopia é tema da série “Educar para Doar”

24 de maio de 2012 - 13:42

 

 

Toda quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série “Educar para Doar”, explica um critério diferente acerca da doação de sangue exigido pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011 pelo Ministério da Saúde. Os temas abordados são sugeridos por doadores, através de e-mail, telefonemas e redes sociais. Nesta quinta-feira, dia 17, a série tem como tema: endoscopia.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o candidato a doação de sangue que passou por procedimento endoscópico fica inapto a doar por um período de seis (6) meses. O impedimento deve-se ao fato de alguns estudos terem demonstrado que tais exames podem estar relacionados à transmissão de alguns vírus. Por isso, é recomendável aguardar um período de segurança para que seja possível detectar a presença do vírus, caso a pessoa tenha sido exposta mesmo.

 

 

Na próxima quinta-feira, dia 31, o tema será: Virose. Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)