Hemoce alerta para a queda no número de doações

16 de maio de 2012 - 16:10

 

A dengue vem aumentando no estado. De acordo com a Secretaria da Saúde, foram confirmados – somente na capital – mais de 4 mil casos. Essa realidade interfere diretamente no estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), pois diminui o número de candidatos a doação, já que, segundo os critérios exigidos pela Portaria nº 1.353 do Ministério da Saúde, a pessoa que teve a dengue clássica, precisa aguardar um mês após a cura para realizar a doação de sangue. No caso da dengue hemorrágica, o período se estende para seis meses. Vale ressaltar que além da dengue, o período de chuvas também acarreta outras doenças virais, que também impedem que o candidato realize sua doação.

 

Nos últimos dias, o número de doações tem diminuído – ficando entre 70 e 80 doações – quando o ideal seriam 250 doações diárias. O Hemoce atende a toda rede pública hospitalar do estado e esta queda interfere diretamente no atendimento aos hospitais. Atualmente, o banco de sangue do Hemoce está com déficit em todos os tipos sanguíneos, até mesmo aqueles considerados comuns entre a população, como A+ e O+ apresentam um número inadequado para atender a demanda com qualidade.

 

Doação de sangue

Para que o candidato possa realizar sua doação, alguns critérios são exigidos pelo Ministério da Saúde. Para doar sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com consentimento formal do responsável legal.

 

O Hemoce tem dois pontos fixos de coleta na capital. A sede, situada à Av. José Bastos, 3390 – que funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h e aos sábados de 8h às 16h – e o Posto de Coleta no IJF, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1816, que funciona de segunda a sexta-feira de 7hh30min às 18h30min e aos sábados domingos e feriados de 13h às 17h30min.

 

– – –

 

Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa – Hemoce
3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)